A TV Globo estaria, a partir de agora, 'oficialmente' rompida com Fausto Silva. De acordo com fontes do executivo do canal, a "gota d’água" foi a recente participação do apresentador, por meio de um vídeo, no programa de Celso Portiolli, no SBT, em uma homenagem à esposa Luciana e aos filhos, que estavam em um quadro da atração.
A aparição, que rendeu à emissora de Silvio Santos a liderança em audiência por alguns minutos, causou indignação profunda nos bastidores da Globo, especialmente porque Fausto recusou todos os convites para participar, mesmo que remotamente, ou por meio do envio de um vídeo, das celebrações dos 60 anos da emissora.
Desde outubro do ano passado, a Globo tentou de diversas formas convencer Faustão a gravar um depoimento para o especial comemorativo, fosse no palco ao lado de Luciano Huck e Marcos Mion, fosse por meio de um vídeo gravado. A resposta foi sempre negativa. Faustão alegava falta de tempo ou prioridade em outras questões. A direção da emissora até entendeu sua ausência física, mas ficou abalada com o silêncio total, considerando a importância histórica de Fausto para o “Domingão” e para o canal como um todo.
Ainda de acordo com fontes deste colunista, o que mais feriu o orgulho da Globo foi o contraste de atitudes: poucas semanas após ignorar todos os apelos do canal que o consagrou, Faustão aparece no SBT, espontâneo e carinhoso, homenageando familiares em rede nacional. A situação motivou uma reunião esta semana, que teria decidido encerrar oficialmente qualquer tentativa de reconciliação. A ordem agora seria tratar Fausto Silva como uma espécie de “persona non grata”, encerrando a insistência pelos convites, pautas ou até mesmo menções elogiosas em programas jornalísticos e de entretenimento.
Essa ruptura pode afetar diretamente os planos de Luciano Huck, que desde que assumiu o “Domingão” tentaria, dentro do possível, manter viva a memória do colega e amigo. Huck, provavelmente, agora se vê numa encruzilhada: continuar insistindo em um tributo e correr o risco de desagradar a cúpula da Globo, ou recuar e enterrar qualquer tentativa de resgatar o legado do apresentador na emissora?
Faustão, por sua vez, parece determinado a seguir seu caminho longe dos holofotes da antiga casa. Desde sua saída conturbada em 2021, após assinar com a Band, ele alimenta mágoas por não ter tido direito a uma despedida no ar. A reciprocidade era a mesma. A Globo, por muito tempo, não aceitou o fato de Fauto ter negociado pelas costas do canal. Há cerca de dois anos a Globo tenta dar um passo atrás, a fim de reduzir essa barreira, que agora parece selada.
O gesto no SBT não foi só uma homenagem familiar, mas, para a Globo, teria sido um recado claro: Fausto Silva não faz mais questão de manter vínculos com a emissora onde brilhou por mais de três décadas.